Zak Brown, CEO da McLaren, pediu mudanças “rápidas” nas regras da Fórmula 1 em relação à proximidade entre duas equipes.
Brown escreveu uma carta aberta no final do ano passado na qual criticou o relacionamento entre Red Bull e AlphaTauri, que deve se fortalecer este ano.
A Red Bull é proprietária da AlphaTauri (anteriormente chamada Toro Rosso) desde 2006 e frequentemente a utiliza para colocar seus pilotos juniores.
As duas terão uma aliança técnica mais estreita este ano, com a AlphaTauri comprando todas as peças da Red Bull que o regulamento técnico permite.
Brown reforçou sua oposição ao relacionamento, chamando as regras de “desatualizadas” após a introdução do teto orçamentário em 2021.
“Eu acho que tudo está bem claro nas regras”, declarou Brown à mídia.
“No entanto, creio que as regras precisam ser revistas e modificadas rapidamente. Acho que a propriedade das equipes A-B está desatualizada pelos motivos que foi criada muitos anos atrás”.
“Foi antes de termos um teto orçamentário e uma enorme disparidade entre nosso orçamento, o da Mercedes e o das Force Indias do mundo. O objetivo era ajudar as equipes menores”.
“Agora que temos um limite orçamentário, que acredito que todos estão cumprindo, tudo está muito mais financeiramente justo e igualitário”.
“Portanto, precisamos manter a justiça pelos fãs e pela categoria. Acredito que ter equipes unidas vai contra o espírito da definição de um construtor”.
A Red Bull teve uma campanha altamente dominante no ano passado, com 21 vitórias em 22 GPs e Max Verstappen conquistando seu terceiro título mundial.
Enquanto a McLaren busca se aproximar da frente do pelotão, Brown acrescentou que a Red Bull também está se beneficiando da estreita colaboração com a AlphaTauri.
“Acho que não ajuda só a equipe B, acredito que também ajuda a equipe A. Não se trata de uma equipe se beneficiar, acho que ambas se beneficiam. Que eu saiba, todos os outros esportes importantes não permitem isso”.
“Você pode imaginar se um time A e um B e o último jogo do ano da Premier League onde o time B será rebaixado se perder”.
“Essa não é uma posição que você deseja ter no esporte, com os fãs questionando se o que está acontecendo no campo é justo”.
“Portanto, existem as regras, mas creio que elas precisam ser revistas rapidamente. Eu não gostaria de dizer porque não sei quem explora os limites, é uma longa história – não apenas em torno dos relacionamentos de equipes A-B, mas de uma variedade de regras”.
“Contudo, acredito que elas precisam ser discutidas rapidamente para garantir que tenhamos 10 construtores independentes”.