O Palmeiras foi eliminado da Copa São Paulo de Futebol Júnior nesta segunda-feira (15). O atual bicampeão perdeu por 1 a 0 para o Aster Itaquá, na Arena Barueri, e deu adeus à competição na terceira fase. Mas nem tudo está perdido: a campanha da equipe pode ser vista pelo lado positivo.
O título é importante, obviamente. Porém, o objetivo principal do futebol de base é revelar talentos para o profissional. E, nesse aspecto, a trajetória do time alviverde na Copinha serviu para os torcedores conhecerem mais de perto alguns nomes promissores do clube, que podem pintar na equipe de cima em breve.
Quem mais se destacou nos cinco jogos do Verde no torneio foi Estevão Willian. O habilidoso meia-atacante canhoto caiu de vez no conhecimento da torcida que canta e vibra. Não por acaso, ele é figura carimbada nas convocações da Seleção Brasileira e está na mira de grandes agremiações europeias.
Outros dois atacantes, Luighi e Thalys, também tiveram participação relevante. No meio de campo, quem se sobressaiu foi Patrick, herói da conquista de 2023. Já na defesa, o zagueiro Vitor Reis mostrou o porquê é tratado como uma promessa de nível mundial.
Em suma, o caneco não veio. O terceiro título seguido significaria um feito inédito na história da Copa São Paulo. Mas, apesar disso, talentos da formação alviverde puderam ser vistos em ação pelo clube e pelos torcedores.
Palmeiras caiu para clube recém-criado
Tudo era favorável ao Verdão no confronto: desempenho atual, retrospecto recente e história. Isso tudo, no entanto, não entra em campo no futebol e o Maior Campeão do Brasil acabou sendo eliminado por uma agremiação que sequer tem um ano de existência.
O Aster foi fundado em março de 2023. Antes da Copinha, o único torneio oficial que a equipe disputou foi a Copa Ouro Sub-20, a qual ganhou de forma invicta. Uma grande zebra.