Conheça sete raças de cachorros raras que você provavelmente não conhece. Cada uma delas possui características únicas e algumas são tão raras que nem mesmo são reconhecidas pelo American Kennel Club.
#1 Bedlington terrier
O Bedlington Terrier, com sua aparência de cordeirinho e seu pelo encaracolado, pode enganar à primeira vista. Mas por baixo daquela pelagem fofa há um cãozinho atlético e energético.
Originário da Inglaterra, este terrier foi criado para corridas e para caçar, então você pode apostar que ele tem muita energia para queimar!
Com suas orelhas felpudas, dorso arqueado e cauda curva, os Bedlington Terriers são únicos em sua aparência.
Eles se movem com graça e agilidade, e quando você os vê correndo, é como se estivessem flutuando no ar!
Apesar de sua energia inesgotável, esses terriers também são ótimos companheiros de casa. Eles são amigáveis, alertas e, acima de tudo, amorosos.
Sem mencionar que são ótimos cães de guarda.
#2 Lundehund norueguês
O Lundehund norueguês é realmente uma raça canina como nenhuma outra!
Com seis dedos em cada pata, orelhas que podem ser controladas à vontade e a incrível capacidade de inclinar a cabeça para trás e tocar a própria espinha, esses cãezinhos são verdadeiramente únicos em sua construção.
Mas as peculiaridades não param por aí! As orelhas dos Lundehunds podem se dobrar fechadas, e seus ombros flexíveis permitem que suas pernas dianteiras se estendam para os lados.
Veja nesse vídeo:
Originários da Noruega, os Lundehunds foram inicialmente criados para uma tarefa muito específica: a caça ao papagaio-do-mar.
Com o tempo, porém, e com os papagaios-do-mar agora protegidos, esses cães se tornaram companheiros amigáveis e atléticos, prontos para se adaptar a novos ambientes e estilos de vida.
#3 Cachorro leopardo catahoula
O Catahoula Leopard Dog, muitas vezes chamado de “Catahoula” para abreviar, é uma raça de cão incrivelmente única e versátil.
Acredita-se que seja o primeiro cão criado nos EUA. Tradicionalmente utilizado para caçar javalis, este cão de trabalho musculoso e poderoso também é conhecido por sua agilidade e resistência.
Uma das características mais distintas do Catahoula Leopard Dog é sua pelagem multicolorida ou manchada, que pode variar amplamente em padrões e tons.
Além disso, seus olhos também podem ter cores diferentes, o que adiciona ainda mais à sua aparência única.
#4 Orquídea inca peruana
Originária do Peru, a Orquídea Inca Peruana é caracterizada por sua agilidade, inteligência e rapidez, ela também é conhecida por sua habilidade em caçar e em corridas.
Esses cães são companheiros afetuosos e leais para suas famílias, mas também podem ser cautelosos com estranhos, o que os torna bons cães de guarda.
Uma das características mais marcantes do Peruvian Inca Orchid é sua variedade na pelagem.
Alguns exemplares dessa raça são sem pelos, exibindo uma pele de diversas cores, enquanto outros possuem pelos de diferentes tonalidades, como preto, marrom, cinza, rosa, bege e branco.
Olha só esse filhote:
#5 Azawakh
O Azawakh é uma combinação única de elegância, inteligência e ferocidade protetora.
Apesar de sua aparência elegante, o Azawakh é um corredor ágil e um caçador resistente, adaptado para perseguir gazelas através das areias escaldantes do deserto do Saara por mais de mil anos.
Sua pelagem ultrafina pode apresentar uma variedade de cores e padrões, incluindo vermelho, areia clara, malhado, azul, preto e marrom, sem desqualificações de cor ou marcação na raça.
Além de suas habilidades como caçador, o Azawakh também se destaca como um companheiro leal e um guardião ferozmente protetor.
#6 Catalburun
O Tarsus Çatalburun, ou Pointer Turco, é realmente uma raridade entre as raças caninas, por suas características físicas distintas, especialmente o nariz bifurcado ou duplo.
Esse é um companheiro inteligente e leal, com altas habilidades como caçador.
Com apenas cerca de 200 exemplares estimados em existência hoje, o Tarsus Çatalburun é uma joia rara e valorizada entre os amantes de cães e entusiastas de raças raras.
Apesar de ainda não ter sido oficialmente reconhecido como uma raça, os criadores e entusiastas dedicados ao Tarsus Çatalburun estão empenhados em promover e preservar essa raça distinta.
Em uma edição comemorativa de 2021, esse cão foi estampado na moeda de 1 Kurus!
#7 Cão cantor da Nova Guiné
O Cão Cantor da Nova Guiné, como o próprio nome sugere, é uma raça fascinante e única, conhecida por sua vocalização distintiva.
Além de sua vocalização única, o Cão Cantor da Nova Guiné ganhou reputação como um excelente companheiro devido à sua inteligência e habilidade física.
Eles são conhecidos por serem cães muito inteligentes, capazes de aprender rapidamente e de se adaptar a uma variedade de ambientes.
Veja: