Drenar-GDF-300x250-GIF
Paraíba será o primeiro estado a pagar o piso nacional da enfermagem
Reservatórios do Túnel de Taguatinga estão concretados
Entidades do setor produtivo fazem ressalva a juros altos
Mortalidade prematura por câncer no Brasil deve cair até 2030
Prato Cheio libera mais de R$ 21,2 milhões em parcela de fevereiro

Upcycling: reaproveitamento evita produção de mais matéria-prima

Você já ouviu falar na palavra upcycling? Esse termo vem do inglês e significa, em tradução livre, reaproveitamento. Só que, além da palavra, ele tem um conceito – é o reaproveitamento criativo. Pode ser usado com alimentos, roupas ou móveis, por exemplo. E, por falar em indústria da moda, você sabia que todo o ano o mercado têxtil brasileiro gera cerca de 170 mil toneladas de resíduo?! Mas com o upcycling é possível evitar a produção de mais matéria-prima. A estilista Isabela Almeida é adepta da ideia. Nas mãos dela, uma ou mais peças podem se tornar uma roupa nova e cheia de estilo.

“A ideia do upcycling é você desconstruir a peça, e a partir dos espaços cortados partir pra criatividade, e você pode misturar com outras peças”, explicou.

O processo é diferente da reciclagem. Nele o produto não precisa passar novamente pela indústria, o que demanda grande gasto de energia e água, como explica a estilista.

“O upcycling consiste em técnica de reaproveitamento de peças que já existem, tem um impacto no planeta”, declarou.

Karen Takahashi tem um salão de beleza e se preocupava demais com a quantidade de lixo que era gerado pela atividade. Hoje, além de dar um destino certo para os resíduos produzidos pela empresa, ainda transformou o salão em ponto de coleta.Uma vez por semana, todo o lixo é levado para uma empresa que separa o que é possível aproveitar e encaminha para cooperativas. O material se transforma em produtos como camisas, bolsas, máscaras. Até o cabelo que foi cortado ganha uma nova função: ele vira revestimento de paredes. Karen, a dona do salão, sente que faz a diferença.

“Hoje nós nos sentimos muito realizadas de ser um salão beleza verde. Temos o selo beleza verde, somos um ponto de coleta aqui na região do Itaim Bibi, poder colaborar com o planeta, com nossos parceiros, com as clientes, trazer a sustentabilidade para o nosso dia a dia, nos deixa muito felizes”, afirmou.

Viu como é possível aplicar o upcycling em diferentes lugares? De acordo com o Sebrae, cerca de 41 mil toneladas de alimentos são descartadas por dia e 300 toneladas de retalhos e aparas de couro são geradas todos os dias no Brasil, materiais que deveriam ganhar uma nova versão. O meio ambiente agradece.

Meio Ambiente Nesse processo, produto não precisa passar novamente pela indústria São Paulo 12/10/2021 – 09:29 Renata Batista Júlia Ballarini – Repórter da TV Brasil indústria têxtil reaproveitamento sustentabilidade upcycling terça-feira, 12 Outubro, 2021 – 09:29 2:50
Fonte: Agencia Brasil

Compartilhe este conteúdo!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *