Inflação para famílias de renda mais baixa cai 0,60%
IPCA tem deflação de 0,68% em julho, menor taxa da série histórica
Anvisa proíbe uso do fungicida carbendazim em produtos agrotóxicos
Caminhoneiros recebem auxílio com parcela dobrada
Estudo mostra alta da pobreza em regiões metropolitanas

Universidade Federal do Paraná monitora qualidade do ar em Curitiba

A qualidade do ar de Curitiba em outubro foi considerada boa, segundo projeto da Universidade Federal do Paraná. Em praticamente todos os dias do mês, a concentração de partículas poluentes no ar ficou na faixa de melhor qualidade, de acordo com guia do Ministério do Meio Ambiente.

O CWBreath monitora cerca de 10 pontos de Curitiba e da Região Metropolitana. O projeto funciona como uma rede de acompanhamento complementar à rede oficial do estado. São utilizados sensores de baixo custo, que conectados à internet, transmitem os dados para um servidor da universidade.

As informações mostram que a presença de partículas no ar, como poeira, aerosol e fuligem, varia de acordo com os dias e horários de maior movimento. O coordenador do projeto, Emílio Mercuri explica que os dias úteis da semana e os  de maior tráfego de veículos, como os horários de ida ao trabalho e de volta para casa, têm maior concentração de partículas no ar, já ao meio-dia essa concentração diminui, porque o calor facilita a movimentação do ar para camadas mais altas da atmosfera.

O monitoramento acompanhou todo o período da pandemia. O isolamento social adotado em 20 de março de 2020 teve um forte impacto sobre a concentração de partículas no ar de Curitiba.

Emílio Mercuri afirma que o monitoramento de baixo custo do ar poderia servir de base para conscientização da população e para políticas públicas de saúde, como uso de máscaras em áreas e momentos de maior poluição.

Meio Ambiente Brasília 22/12/2021 – 18:34 Leila Santos / Beatriz Arcoverde Gabriel Bum – Repórte da Rádio Nacional UFPR quarta-feira, 22 Dezembro, 2021 – 18:34 1:57
Fonte: Agencia Brasil

Compartilhe este conteúdo!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.