Brasília se enche de branco e dourado para anunciar 2023
Cerca de 30% da população estavam em situação de pobreza em 2021
Saúde Após dois anos de covid, um em cada quatro jovens não estuda
Após dois meses de queda, indústria cresce 0,3%, revela IBGE
Bloqueio no orçamento das universidades federais é suspenso

UnB lança guia prático de cerimonial e protocolo

Objetivo é facilitar o entendimento dos procedimentos necessários à realização de eventos acadêmicos e solenidades de colação de grau na Universidade.

A Universidade de Brasília (UnB) lançou seu Guia Prático de Cerimonial e Protocolo. O documento foi lançado nesta semana, no auditório da Associação dos Docentes da UnB (ADUnB), com a presença de técnicos e professores de diferentes unidades acadêmicas. Na ocasião, foi possível tirar dúvidas sobre organização das cerimônias de colação de grau que ocorrem em 2023.

Elaborado pela Coordenação de Cerimonial (Ceri) em parceria com o Centro de Excelência em Turismo (CET) e a Secretaria de Comunicação (Secom), o guia busca oferecer instruções básicas para realização de eventos institucionais e técnico-científicos. Contém também um passo a passo para organizar com sucesso as solenidades de colação de grau que hoje ocorrem de forma descentralizada na UnB.

Segundo a coordenadora do Cerimonial, Marcela Silva, o guia, que também traz orientação sobre organização de eventos virtuais e solenidades inclusivas, deve levar mais confiança e segurança às unidades acadêmicas na hora de aplicar corretamente as normas de cerimonial e protocolo. “A comunidade universitária terá mais um documento norteador para orientar na organização de eventos”, diz.

O documento contém informações básicas sobre composição da mesa de honra, disposição de bandeiras e ordem de pronunciamentos, por exemplo. No caso dos eventos virtuais, há orientação sobre plataformas mais indicadas para cada tipo de evento, suas vantagens e desvantagens, e o que precisa ser considerado na hora de organizar um evento acessível ao público, como existência de rampas de acesso, banheiros adaptados e disponibilidade de tradutores de Libras, entre outros.

“O material vem para somar, para permitir que a comunidade acadêmica de maneira geral olhe para o planejamento de um evento como relevante para a imagem institucional e promoção de fato da Universidade”, afirma a professora do CET Aylana Borges, que participou da elaboração do guia. “É um material simples, objetivo e didático, feito para fazer com que as pessoas que não têm conhecimento sobre planejamento de eventos consigam minimamente se organizar e orientar os alunos nas colações de grau”, explica.

A professora conta que o CET já vem organizando suas colações há algum tempo com o auxílio dos alunos da empresa júnior Polaris. “Eles acabam tendo contato com a área de eventos, planejamento e organização, e vêm desenvolvendo esse trabalho. São eles que estão à frente muitas vezes da organização das colações dos alunos do Turismo”, detalha.

>> Confira o guia na íntegra

http://cerimonial.unb.br/images/GUIA_DO_CERIMONIAL.pdf

Fonte: SECOM/UNB

Compartilhe este conteúdo!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *