Drenar-GDF-300x250-GIF
Programa oferece até R$ 21 mil de crédito para empreendedores negros
Governo lança programa para reduzir filas no sistema de saúde
UNE quer construir agenda com reivindicações ao governo federal
Anvisa fará webinar sobre novas regras de reprodução humana assistida
Mercado financeiro eleva projeção da inflação de 5,74% para 5,78%

Sonho de Copa: filha usa camisa autografada do Brasil pentacampeão em 2002 para ajudar a mãe se reerguer

Letícia Lina é dona de um item raro de coleção, a camisa do Brasil de 2002 autografada; jovem busca formas de negociar o “tesouro” para ajudar a mãe

Uma família unida com história de lutas, golpes sofridos e uma reviravolta “pentacampeã”. Essa é a história de Maria de Lourdes, mais conhecida como Dona Lurdinha, 58, moradora da cidade satélite do Riacho Fundo II, mãe de quatro filhos e principal alicerce da Família Lina. Em meio à Copa do Mundo no Catar, sua filha mais velha, Letícia Lina, 30, busca mudar o destino da mãe e da família, usando um grande tesouro conquistado há 20 anos como moeda de troca por uma vida melhor: a camisa do Brasil pentacampeão de 2002, autografada por boa parte do elenco do penta, incluindo Ronaldo e Rivaldo – heróis da conquista.

Uma nova chance à vista

Letícia é detentora desse “tesouro”. Curiosamente, a camisa chegou às suas mãos de forma improvável, transformando a história ainda mais emocionante. Há 20 anos, o dono da escola em que estudava Leticia realizou um sorteio com brindes do qual adquiriu em sua viagem ao Japão para assistir aquela Copa do Mundo. Sua mãe, Dona Lurdinha, incluiu o nome de seus filhos no sorteio sem avisá-los – reservando uma boa surpresa.

A menina de apenas 8 anos foi chamada no alto-falante da escola e, sem entender nada, esperava levar uma bronca, mas a verdade é que ela venceu o improvável sorteio e carrega desde então consigo o “tesouro do pentacampeonato”, como esperança de uma vida melhor. Por vezes, ficou tentada a negociar o item raro, buscando ajudar a família, mas segurou o ímpeto e acredita ser esse o grande momento. Letícia busca contatos em várias áreas e pede ajuda para leiloar o item e conseguir ajudar a mãe: “a Copa do Mundo une as pessoas e eu acredito que esse espírito de união é o momento ideal para usar a camisa a favor da nossa família”, disse.

Uma vida no serviço gráfico

A vida de Dona Lurdinha atualmente se divide entre família, igreja e o serviço gráfico, do qual iniciou sua carreira há quase 30 anos, quando a área começava a ganhar força no Distrito Federal. Pouco tempo depois, Dona Lurdinha decidiu investir em um negócio próprio no fundo do quintal de casa, no Riacho Fundo II. Foi quando os primeiros problemas começaram a afligir a Família Lina. O investimento para o novo negócio viria das reservas feitas por Dona Lurdinha, porém, logo após sacar o dinheiro, foi assaltada na saída do banco, perdendo toda a economia de sua vida em questão de minutos – os bandidos levaram até mesmo a chupeta da filha de colo de Dona Lurdinha.

Brigas judiciais, família e reconstrução constante

Mostrando força para se reerguer, a Família Lina se uniu em volta do sonho de Dona Lurdinha e a necessidade de um novo financiamento. Ganhando apoio de vizinhos e amigos, conseguindo assim iniciar sua empresa – mas não cessaram os problemas. Com o mercado de gráficas perdendo terreno, a empresa de Dona Lurdinha começou a sofrer com vários clientes inadimplentes e, para piorar, foi vítima de um estelionato aplicado pelo escritório contábil contratado para administrar as finanças, desviando valores de impostos, causando assim um problema enorme na Receita Federal e uma batalha judicial que se arrasta até os dias de hoje.

Como uma fênix que renasce das cinzas, Dona Lurdinha busca na fé a sua reconstrução. Apaixonada por cozinhar, a “irmã Lurdinha” divide seu tempo entre a família e a Paróquia Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, no Riacho Fundo II, onde comanda mutirões preparando marmitas para os irmãos em situação de rua.

Assessoria de Imprensa:
Gabriel Caetano
(61) 98419-4165
[email protected]

Compartilhe este conteúdo!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *