22.6 C
Distrito Federal
sexta-feira, julho 19, 2024

Saiba o que é a ‘grande paralisação lunar’ que ocorre nesta sexta-feira e como assistir

Fenômeno acontece quando a Lua se desloca mais alto no céu, parecendo estar parada para as pessoas no solo, e só se repete a cada 18 anos

Nesta sexta-feira (21), será possível ver um fenômeno lunar raríssimo que acontece a cada quase duas décadas: “a grande paralisação lunar”.

O fenômeno, também chamado de lunísticio, acontece quando a Lua se desloca mais alto no céu – parecendo estar parada para as pessoas no solo.

🌕 Como isso acontece? Esse evento ocorre quando as inclinações da Lua e da Terra atingem seu máximo. Com isso, a Lua nasce no ponto mais a nordeste do horizonte e se põe na posição mais a noroeste. Isso faz com que o astro permaneça no céu por mais tempo.

Isso só ocorre a cada 18 anos e seis meses e vai acontecer a partir desta sexta-feira (21), que também vai ser o melhor dia para a observação do fenômeno, já que será Lua Cheia.

🌕 Do Brasil, não é possível observar, mas vai ser feita uma transmissão ao vivo da grande paralisação a partir do Stonehenge — o monumento de pedras que fica no Reino Unido.

A exibição a partir do Stonehenge acontece pela conexão da arquitetura do monumento com os astros. Segundo a empresa que administra o monumento, a English Heritage, acredita-se que a construção foi influenciada por uma grande paralisação lunar, já que alguns dos eixos se alinham quando a Lua está na posição do fenômeno.

A transmissão acontece às 17h30 pelo horário de Brasília no canal da English Heritage.

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias