
A Prefeitura do Rio promove, neste sábado (16), o Dia D da Multivacinação em clínicas da família e centros municipais de saúde, além de outros pontos espalhados pela cidade. (Veja abaixo)
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a campanha visa atualizar a situação vacinal de 1,2 milhão de crianças e adolescentes. Atualmente, a adesão das famílias cariocas está muito baixa.
“Os responsáveis de crianças e adolescentes devem levar seus filhos ao posto de saúde, neste sábado, com o intuito de que elas sejam protegidas de uma série de doenças que podem ser facilmente evitadas de uma única vez“, enfatiza o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.
Na divulgação do Dia D, a prefeitura informou que crianças e adolescentes vão poder colocar em dia as vacinas BCG, hepatites A e B, pentavalente, pneumocócica 10-valente, poliomielite (VIP e VOP), rotavírus, meningocócica C (conjugada), febre amarela, tríplice viral, influenza, tríplice bacteriana, varicela e HPV. Já os adolescentes recebem os imunizantes de HPV, dupla adulto, febre amarela, tríplice viral, hepatite B e meningocócica ACWY (11 e 12 anos).
É importante que a população leve a caderneta de vacinação ao se dirigir aos postos. Uma novidade da multivacinação deste ano é que os adolescentes a partir de 12 anos, que ainda não receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, podem aproveitar a campanha.
De acordo com a SMS, o Programa Nacional de Imunizações recomenda a aplicação de diversas vacinas no mesmo dia (simultâneas), com segurança na aplicação, desde que sejam respeitados os locais de aplicação distintos.
Veja os locais e horários de vacinação:
– 8h às 17h:
Clínicas da família, centros municipais de saúde, Centro de Saúde Escola Germano Silva Faria (Manguinhos) e Mercadão de Madureira
– 9h às 16h:
Lona Cultural (Anchieta)
– 9h às 12h:
Centro de Referência da Juventude do Jacarezinho
– 10h às 17h:
Carioca Shopping (Vila da Penha), Madureira Shopping e Shopping Jardim Guadalupe
*Estagiária do R7, sob supervisão de Bruna Oliveira