O Sisdia é a plataforma de inteligência ambiental-territorial do DF e tem o objetivo de promover eficiência ao processo, além de efetividade no monitoramento, controle e fiscalização do território
Foi lançada, nesta terça-feira (5), a segunda fase do Sistema Distrital de Informações Ambientais (Sisdia). A iniciativa faz parte do Projeto CITinova, realizado pela Secretaria de Meio Ambiente do DF (Sema). Esse momento do projeto é referente ao processo de estruturação da plataforma e investirá no desenvolvimento e na implementação dos três primeiros módulos especialistas: de Sustentabilidade, e-Normas e Big Data.
O pontapé na segunda fase da plataforma foi dado em videoconferência, com a participação do secretário da pasta, o secretário Sarney Filho; a subsecretária de Gestão Ambiental e Territorial da Sema, Maria Sílvia Rossio; e o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mateus Leandro de Oliveira. Segundo os gestores, a fase 2 do Sisdia, o Módulo Especialista de Sustentabilidade, disponibilizará gratuitamente uma matriz lógica que embasará uma “calculadora”. Será possível ajustar as variáveis e os parâmetros de projetos, buscando maximizar a preservação e a mitigação dos impactos aos serviços ecossistêmicos.
Já o Módulo Especialista e-Normas tem o objetivo de dar acesso às normas e diplomas legais mais relevantes para o DF, auxiliando os gestores responsáveis pelos atos autorizativos, as áreas jurídicas do GDF, os planejadores, os órgãos de controle, os demais Poderes e a sociedade.
Já o terceiro e último módulo, o Big Data, ampliará a base atual de dados estruturados com dados não estruturados – como notícias de jornais, por exemplo. A expectativa é de que essa coleção de informações trará maior celeridade ao licenciamento ambiental e urbanístico com a produção de dados em escalas mais próximas do território.
O portal
Entre maio e setembro, segundo dados da Sema, o portal, construído em três idiomas, teve em média 4.500 acessos por mês; os Geoserviços, 43 mil mensais; e o repositório por meio do Sistema de Informações Geográficas (SIG) totaliza 176 mil acessos mensais. Foi consultado por 184 municípios brasileiros e por 30 países, além do Brasil.
Desde o lançamento do portal do Sisdia, foram capacitados representantes de 72 instituições: 29 do Governo do Distrito Federal (GDF); 18 da sociedade civil; 10 de órgãos federais; oito de instituições parceiras (órgãos de classe, sindicatos, institutos, entre outros); cinco da Academia; do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) e do Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios (MPDFT).
* Com informações do GDF