BC aumenta projeção de crescimento do PIB de 2% para 2,9%
DF dobra capacidade de UTI Coronariana com novos leitos no Hospital de Base
Faixas exclusivas da ESPM recebem pavimento rígido
Projeto abre inscrições para capacitação gratuita em audiovisual
Consumo nos lares cresce 2,58% até agosto, anuncia a Abras

PGR deve abrir investigação preliminar sobre Guedes

Ministro mantém offshore em paraíso fiscal

Ministro mantém offshore em paraíso fiscal Joédson Alves/EFE – 13.09.2021

A Procuradoria-Geral da República (PGR) deve abrir investigação preliminar sobre o ministro da Economia, Paulo Guedes, a fim de avaliar eventuais irregularidades na manutenção de uma empresa offshore em um paraíso fiscal no exterior. Guedes é dono da Dreadnoughts Internacional, fundada nas Ilhas Virgens Britânicas.

Pelo menos três representações contra o ministro foram protocoladas no Supremo Tribunal Federal (STF). A existência da empresa foi revelada pela investigação Pandora Papers, realizada pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ). Em 2014, na época da abertura, a empresa tinha um capital de U$ 8,5 milhões.

Um ano depois, em 2015, houve outro investimento, de U$ 1,5 milhão. A companhia se valorizou pelo menos U$ 14,3 milhões desde a época, com as altas no preço do dólar no Brasil. Paulo Guedes alega que a existência desse tipo de negócio foi informada à Comissão de Ética Pública e à Receita Federal.

As ações apresentadas no Supremo acusam o ministro da Economia de tráfico de influência e advocacia administrativa. Procurada pelo R7, a PGR informou que qualquer representação relacionada ao caso que chegar ao órgão “será objeto de procedimento preliminar de investigação e será devidamente apurada pelo setor competente”. 

O caminho jurídico natural das ações protocoladas no Supremo é o envio à Procuradoria-Geral da República.

Compartilhe este conteúdo!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *