Empresas lançam Movimento de Infraestrutura para impulsionar investimentos no país
Economia Vendas do comércio crescem 0,4% de setembro para outubro, diz IBGE
Sonho de Copa: filha usa camisa autografada do Brasil pentacampeão em 2002 para ajudar a mãe se reerguer
POPHAUS: O MAIOR PARQUE DE INFLÁVEIS DA AMÉRICA LATINA CHEGA A BRASÍLIA
Safra de grãos 2022/23 é estimada em 312,2 milhões de toneladas

Operação combate crimes ambientais no Mato Grosso

Lançada, nesta terça-feira, a Operação Abafa Amazônia 2022, promovida pelo governo de Mato Grosso, para combater crimes ambientais, principalmente o uso não autorizado do fogo durante o período de proibição de queimadas em propriedades rurais.

A operação terá três ações, até o final do ano, em todo o estado. A primeira foi iniciada hoje na região norte de Mato Grosso. Além do Corpo de Bombeiros, agentes e técnicos da Polícia Militar Ambiental, da Delegacia Especializada do Meio Ambiente, da Força Nacional de Segurança Pública vão assegurar maior aplicação de multas no que se refere ao uso irregular do fogo. Somente este ano, foram aplicadas cerca de R$ 280 milhões em multas.

Segundo o governo mato-grossense, anualmente, entre 1 de julho e 31 de outubro, é proibido atear fogo durante atividades para limpeza e manejo nesse período, levando em consideração o risco de incêndios florestais. Em áreas urbanas, o uso do fogo é proibido durante todo o ano.

Entre janeiro e junho deste ano, houve um crescimento de 23% nos índices de focos de calor no Mato Grosso quando comparado aos primeiros sete meses do ano passado.

Esse percentual aponta a possibilidade de um regime mais duro de seca com risco ainda mais elevado para grandes incêndios, que podem ser ocasionados justamente pelo uso de queimadas nas propriedades rurais, que após fugirem de controle acabam atingindo também áreas de conservação ambiental e os principais biomas. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

A suspensão da autorização de uso do fogo segue vigente até este mês, em todo território nacional, para proteger a vegetação em todos os biomas durante o período de seca.

Pelo telefone 193, do Corpo de Bombeiros, é possível acionar agentes de combate a incêndio em todo o estado do Mato Grosso.'

Meio Ambiente São Luís (MA) 04/10/2022 – 16:08 Leila Santos / GT Passos Madson Euler – Repórter da Rádio Nacional Mato Grosso incêndio fogo florestas terça-feira, 4 Outubro, 2022 – 16:08 127:00
Fonte: Agencia Brasil

Compartilhe este conteúdo!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *