Preparem sua torcida! Vem aí a segunda edição da Copa Lotus
Comissão aprova texto preliminar do Orçamento de 2023
Câmara aprova projeto que regulamenta criptomoeda
FGV: Indicador de Incerteza da Economia varia 0,1 ponto
Governo trabalha em novos bairros e na regularização de 24 mil imóveis

Maple Bear abre mais duas escolas em Brasília

Escola

Escola Divulgação

A Maple Bear, maior rede de escolas bilíngues do mundo, começa o ano aprofundando a atuação em Brasília, com mais duas escolas localizadas na Asa Norte e no Sudoeste. A unidade da Asa Norte foi inaugurada na manhã deste sábado (29) e começa a operar em fevereiro e já está com matrículas abertas para os segmentos de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II. A unidade Sudoeste também vai começar a operar no próximo mês.

Além dessas, outras duas vão ser inauguradas nos próximos meses, em Águas Claras e na Asa Sul, com investimento de mais de R$ 10 milhões em educação básica. A rede tem como objetivo ampliar a oferta de ensino em dois idiomas (português e inglês de forma imersiva) e com metodologia inovadora.

“Com uma demanda crescente por ensino bilíngue de alta qualidade, Brasília irá receber nossas primeiras escolas próprias da Maple Bear. Elas serão modelos para colégios de outros estados, nos ajudando a desenvolver e replicar práticas pedagógicas e administrativas”, ressalta o CEO da Maple Bear, André Quintela.

O CEO frisou que a ideia é chegar a cerca de 3 mil alunos em três anos, ajudando “a educação brasileira em um de seus principais desafios: a fluência na segunda língua”. A rede Maple Bear foi originada no Canadá, na cidade de North Vancouver, possui 567 escolas em 31 países, atendendo a 45 mil alunos, e oferece educação infantil e ensinos fundamental e médio. 

A rede explica que “a metodologia canadense atua de forma robusta no desenvolvimento dos jovens, favorecendo o despertar da paixão pelo aprendizado e a abertura de horizontes aqui e no exterior”. Outro foco apontado como importante “é o desenvolvimento nas crianças da criatividade e de um senso crítico e de resolução de problemas, habilidades sociais fundamentais para o século 21, sendo isso realizado sempre de forma e aplicável ao dia a dia”.

Para alcançar esse desenvolvimento, as escolas trabalham em três principais eixos: a linguagem, o raciocínio lógico e o desenvolvimento socioemocional. “Nessa abordagem, as salas de aula são amplas e arejadas, repletas de materiais manipulativos e centros de aprendizagem, para que os alunos, ao mesmo tempo em que realizam atividades divertidas e estimulantes, busquem conhecimento”, garante a rede.

No Distrito Federal, a rede Maple Bear está presente há 15 anos. As novas escolas contarão, além do programa e metodologias completos Maple Bear, com a supervisão presencial de educadores canadenses, a oferta do Summer Camp Canadá 2022 (em conjunto com a rede); período da manhã com opção de integral e ou programa After School com atividades esportivas e culturais complementares; e alimentação balanceada e saudável desenvolvida por nutricionistas na escola (opcional).

Fluência no segundo idioma

Para superar a barreira da proficiência em inglês com eficácia, a Maple Bear promove uma imersão do aluno, desde cedo, na segunda língua. Assim, não se trata apenas de ensinar o outro idioma como um adendo no contraturno ou inserido na grade como disciplina isolada, mas sim aulas e atividades são ministradas em inglês.

A escola ressalta que, neste sistema, se reproduz a forma com que aprendemos a língua mãe, inicialmente com um período de simples exposição ao idioma, para primeiro escutar e ir compreendendo as primeiras palavras, sons e entonações. Em seguida, vem as interações mais simples, e em seguida com maior complexidade.

“A necessidade de falar e interagir com o meio e os colegas é o grande impulsionador da aprendizagem, contando também com o incentivo e orientação dos professores. De forma geral, os alunos Maple Bear costumam ter um inglês fluente já a partir dos 5 anos”, explica a rede.

Fonte: R7 – Brasília

Compartilhe este conteúdo!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *