Empresas lançam Movimento de Infraestrutura para impulsionar investimentos no país
Economia Vendas do comércio crescem 0,4% de setembro para outubro, diz IBGE
Sonho de Copa: filha usa camisa autografada do Brasil pentacampeão em 2002 para ajudar a mãe se reerguer
POPHAUS: O MAIOR PARQUE DE INFLÁVEIS DA AMÉRICA LATINA CHEGA A BRASÍLIA
Safra de grãos 2022/23 é estimada em 312,2 milhões de toneladas

Kombi percorre o Brasil para mostrar importância das abelhas

Uma kombi rodando as estradas do país levando educação ambiental e… abelhas, muitas abelhas. A bióloga Isabela Fontoura criou um laboratório itinerante que visita há cinco anos escolas e feiras agrícolas ensinando sobre a importância da preservação desses insetos.

Formada pela Universidade Federal de Uberlândia, Isabela percebeu que as abelhas chamavam especial atenção dos alunos durante as aulas de Ciências. Principalmente, sobre a vida comunitária dos insetos, a importância da abelha-rainha, a produção de mel, a colocação dos ovos…

Foi aí que Isabela viu uma oportunidade para difundir outros conhecimentos importantes, como por exemplo, o papel fundamental das abelhas no processo de polinização, que beneficia diretamente diversos cultivos.

Com o patrocínio de empresas e cooperativas, o laboratório na kombi já levou apresentações para mais de uma cidade em um único dia; ou chega a ficar estacionada por um mês inteiro, participando de grandes feiras agrícolas.

Nas viagens, a kombi é equipada com material didático e as colmeias de diferentes espécies, além das guias obrigatórias para o transporte dos animais.

De acordo com a Associação Brasileira de Estudos das Abelhas, a polinização feita pelas abelhas tem importância na manutenção da biodiversidade. Além disso, mais de 60% das plantas cultivadas no país para a produção de alimentos dependem, em algum grau, da polinização animal. Mais de 80% é realizado por abelhas.

Meio Ambiente São Luís (MA) 22/11/2022 – 13:47 Sâmia Mendes / Guilherme Strozi Gabriel Corrêa – Repórter da Rádio Nacional Abelhas kombi terça-feira, 22 Novembro, 2022 – 13:47 120:00
Fonte: Agencia Brasil

Compartilhe este conteúdo!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *