Dia histórico para a causa animal: deputados lançam ampla Frente Parlamentar em Defesa dos Animais
Parceria entre Embrapii e BNDES destina R$ 145 milhões para investimento em inovação industrial
PL proíbe venda de sacolas biodegradáveis pelos estabelecimentos comerciais
Governador e deputado Baleia Rossi discutem moradia e mobilidade
PAA: agricultores contam como melhoraram a renda e combateram a fome

Indígenas serão pagos para proteger unidades de conservação em SP

Indígenas que ajudarem na preservação da biodiversidade em unidades de conservação do Estado de São Paulo vão receber pagamento em dinheiro do governo do estado.

A iniciativa é do Programa de Pagamentos por Serviços Ambientais – Guardiões da Floresta, lançado nesta terça-feira, pela Secretaria de Meio Ambiente Infraestrutura e Logística.

O Programa Guardiões da Floresta vai pagar uma contraprestação pelos serviços ambientais realizados por comunidades indígenas em áreas naturais protegidas. Serão 600 mil reais de investimentos, que vão beneficiar 134 comunidades que vivem em áreas sobrepostas às unidades de conservação geridas pelo Estado de São Paulo, ou em Zonas de Amortecimento – aquelas que ficam no entorno de uma unidade de conservação.

O programa vai passar por uma fase de teste, em seis terras indígenas. A fase seguinte prevê abertura de edital para a implementação em todos os 29 territórios indígenas que fazem esse tipo de sobreposição com as unidades de conservação. A terceira fase será a abertura de inscrição de planos de trabalho para todas as terras indígenas do Estado.

Vão participar do programa quatro conselheiros dos povos originários, representando a região do Vale do Ribeira, do litoral sul, do litoral norte e do interior do Estado.

Meio Ambiente São Paulo 07/02/2023 – 16:36 Nádia Faggiani / Guilherme Strozi Leandro Martins – Repórter da Rádio Nacional Povos Indígenas unidades de conservação Pagamentos guardiões floresta São Paulo terça-feira, 7 Fevereiro, 2023 – 16:36 94:00
Fonte: Agencia Brasil

Compartilhe este conteúdo!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *