Nos próximos dias, o governador Ibaneis Rocha enviará à Câmara Legislativa uma mensagem solicitando um ajuste no projeto de lei orçamentária de 2022 para adequar a folha de pagamento
Servidores do Governo do Distrito Federal (GDF) começam a receber a terceira parcela do reajuste dos salários em abril de 2022. Serão atendidas 35 das 43 carreiras do funcionalismo público distrital. Compromisso de governo, a medida terá investimento de R$ 1 bilhão ao ano na folha de pagamento.
O pagamento da terceira parcela do reajuste era compromisso do governador Ibaneis Rocha feito ainda em 2019 e foi possível graças ao reajuste das finanças públicas e ao ambiente fiscal favorável a investimentos criado ao longo dos últimos 2 anos e 9 meses. Ao todo, serão contemplados pelo menos 200 mil trabalhadores, entre 150 mil que estão na ativa e pouco mais de 50 mil inativos.
Entenda
O reajuste salarial para o funcionalismo foi concedido por meio da Lei 5.192/2013. A proposta era aplicar os percentuais – que variam de acordo com cada categoria – em três parcelas anuais. As de 2013 e 2014 foram incorporadas aos contracheques dos servidores. Na gestão seguinte, já em 2015, a alegação de falta de recursos e limitações da Lei de Responsabilidade Fiscal impediram o pagamento da última parcela do aumento.
Nos próximos dias, o governador Ibaneis Rocha vai enviar à Câmara Legislativa uma mensagem solicitando um ajuste no projeto de lei orçamentária de 2022 incorporando o aumento das despesas com o reajuste da folha de pagamento.
*Com informações Agência Brasília
* Foto: Paulo Henrique Carvalho/Agência Brasília