O prestigiado espetáculo Volver a Leticia estará em cartaz em Brasília, para uma curta temporada, antes de embarcar para a Cidade do México e Viena, capital da Áustria.
A peça, que se passa em Leticia, cidade na Amazônia colombiana, onde o renomado ator e diretor, Tullio Guimarães, viveu até os 11 anos de idade, será apresentada no Espaço Cultural Casa dos Quatro, na 708 norte, até amanhã (2). Os ingressos antecipados podem ser adquiridos no Sympla. A meia entrada é R$ 20,00, com doação de 1 kg de alimento não perecível.
O enredo conta a história dos infernos e paraísos de Túlio, que vão desde as lembranças da selva, a volta para o Brasil, a descoberta da sexualidade, a luta pela dignidade LGBTQIAP+, a formação teatral com Dulcina de Moraes, os amores e as desilusões.
Segundo Alexandre Ribondi, um dos diretores da obra, essa é a peça dele menos dedicada à palavra. “Tullio tem um impressionante domínio do corpo e sabe falar com as mãos, as pernas e os olhos. E isso me impressionou muito”, explica.
Os espectadores de Volver a Leticia compartilharão, ainda, de um momento especial. As apresentações irão comemorar os 35 anos de Tullio Guimarães. “Será uma oportunidade para relembrar as tentativas de dar aulas para crianças, a paixão pela técnica Butoh, do teatro japonês, a profunda admiração que tenho pela atriz brasileira Dulcina de Moraes, fundadora em Brasília da Faculdade Dulcina. Será um espetáculo dedicado à plasticidade, às cores e à grandeza do corpo como manifestação artística”, destaca Guimarães.
Outra importante celebração é a participação do espetáculo nos 50 anos do Centro Libre de Experimentación Teatral y Artística (CLETA), um festival de teatro realizado na capital mexicana, em maio, com o apoio da deputada Érika Kokay e o patrocínio do Sindicato dos Bancários do DF. A produção também foi convidada a participar do Vienna Butoh Art Festival em Viena, na Áustria, em dezembro deste ano.