Fies: pré-selecionados devem enviar informações até esta sexta-feira
Pesquisa aponta redução de 404 mil trabalhadores no comércio em 2020
Pesquisa delineia possibilidades para um segundo turno no DF
Caso seja reeleito, Ibaneis pretende manter modelo do Iges-DF
Movimentação de cargas cresce 2,3% no trimestre no Porto de Santos

Divulgado gabarito preliminar da segunda etapa do Revalida

Participantes do Revalida já podem consultar o gabarito no site do Inep

Participantes do Revalida já podem consultar o gabarito no site do Inep Marcelo Camargo/Agência Brasil

Está disponível, no portal do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), a versão preliminar do PEP (Padrão Esperado de Procedimentos) da segunda etapa do Revalida (Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira) 2021. O gabarito foi publicado na quarta-feira (22).

Os participantes que desejarem entrar com recurso ao PEP poderão fazê-lo a partir desta quinta-feira (23), por meio do Sistema Revalida. Na solicitação devem constar apenas questionamentos relacionados aos procedimentos definidos como esperados durante a execução das provas. Dessa forma, o desempenho individual do participante não será objeto de análise nessa fase recursal. O prazo para recurso ao PEP se encerra em 27 de dezembro.

O resultado dos recursos será disponibilizado no dia 21 de fevereiro, no Sistema Revalida, acompanhado das razões de deferimento ou indeferimento apresentadas pelas bancas de especialistas do exame, por meio de parecer único. Dessa forma, não serão encaminhadas aos participantes respostas individuais de recursos interpostos ao PEP.

Padrão Esperado de Procedimentos

Para cada uma das dez estações da prova de habilidades clínicas, foi estruturado um PEP, espécie de gabarito do exame. Esse padrão expressa o conjunto de procedimentos a ser realizados pelos participantes, que são avaliados por meio do instrumento de avaliação específico para cada estação de prova. Essa avaliação ocorre por meio da visualização de vídeos e da correção dos procedimentos executados para o cálculo da pontuação obtida durante o exame.

Prova

A prova de habilidades clínicas é estruturada por um conjunto de dez estações, realizada em dois dias de aplicação. Em cada estação, o participante deve realizar tarefas específicas das cinco grandes áreas de exercício profissional: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva).

A avaliação envolve situações-problema e apresentação de casos, tendo como referência os conteúdos, habilidades e competências dos cinco grandes eixos da formação e do exercício profissional, bem como os objetos descritos na Matriz de Referência do Revalida, publicada pela Portaria Inep n.º 540, de 17 de setembro de 2020.

Aprovação

Para ser aprovado na segunda etapa do Revalida 2021, o participante precisa tirar, no mínimo, 66,9 pontos de um total de 100 (nota máxima). O participante aprovado na segunda etapa poderá seguir com o processo de revalidação do diploma de medicina junto a uma das instituições que assinaram o termo de adesão ao exame. A relação das universidades revalidadoras de diploma será disponibilizada por meio do Sistema Revalida e do portal do Inep, após a divulgação do resultado final do exame. Caso o médico seja reprovado, será permitido que ele se reinscreva novamente na segunda etapa pelas duas próximas edições do exame.

Revalida

Aplicado pelo Inep desde 2011, o Revalida busca subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. As referências do exame são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional.

O Revalida é composto de duas etapas (teórica e prática) que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). O objetivo do exame é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O ato de apostilamento da revalidação do diploma é atribuição das universidades públicas que aderirem ao instrumento unificado de avaliação representado pelo Revalida.

Fonte: R7 – Educação

Compartilhe este conteúdo!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Últimas Notícias:

vacina