
À medida que a vacinação contra a covid-19 avança no país, capitais brasileiras começam a aplicar suas doses em novos públicos para concluir o esquema vacinal de suas populações.
Nesta terça-feira (21), Curitiba, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, por exemplo, vão imunizar novas faixas etárias.
Confira como será a vacinação contra a covid-19 nas capitais brasileiras nesta terça (21):
Nesta terça-feira (21), a cidade de São Paulo continua a vacinação com a terceira dose para os idosos a partir de 80 anos que já tomaram a segunda dose há pelo menos seis meses, bem como para os imunossuprimidos com mais de 18 anos que tomaram sua última dose há pelo menos 28 dias.
A prefeitura também aplica a primeira dose para os adolescentes de 12 a 17 anos, e a segunda aos públicos elegíveis. Saiba mais detalhes no Vacina Sampa.
O Rio de Janeiro vai vacinar os idosos com 88 anos ou mais e os imunossuprimidos a partir dos 60 anos com a dose de reforço, além de aplicar a segunda aos públicos elegíveis.
A vacinação com a primeira dose, neste momento, está disponível para qualquer pessoa com 18 anos ou mais, grávidas, puérperas e lactantes.
Atenção! Haverá repescagem para os cariocas com 18 anos ou mais nesta terça-feira.
Também poderão se vacinar
Grávidas, puérperas e lactantes
Pessoas com deficiência
2ª dose
Dose de reforço para idosos com 88 anos ou mais e pacientes imunossuprimidos a partir dos 60 anos. pic.twitter.com/CAIBkf3gDc— Prefeitura do Rio (@Prefeitura_Rio) September 20, 2021
A prefeitura de Belo Horizonte vai aplicar a segunda dose para as pessoas de 51 anos vacinadas, cuja data no cartão de vacina esteja marcada para até 28 de setembro. Para receber a segunda dose, é preciso levar o cartão de vacina, o comprovante de endereço na capital mineira, documento de identidade e CPF.
A terceira dose será aplicada para idosos de 78 a 81 anos e de 86 a 88 anos, além da população acima de 89 anos que ainda não recebeu a dose de reforço. Saiba mais no site da prefeitura.
Até esta quarta-feira (22), a prefeitura de Fortaleza vacinará 93 mil pessoas por agendamento, entre adolescentes e adultos que perderam a convocação para a primeira dose.
Aos que têm menos de 30 anos, a repescagem ocorre por agendamento. Os que possuem mais de 30 devem consultar o calendário disponibilizado pelo site da gestão municipal. A segunda dose continua sendo aplicada para os públicos elegíveis ou para quem perdeu seu agendamento de conclusão do esquema vacinal.
A capital do Paraná fará uma repescagem da primeira dose para as pessoas com 18 anos ou mais, além de gestantes e puérperas com 12 anos ou mais. A segunda dose será aplicada aos públicos elegíveis e antecipada àqueles que tomaram a primeira dose entre 26 de junho e 27 de agosto.
Já a dose de reforço será destinada a idosos com 70 anos ou mais, que receberam a segunda dose há 180 dias ou mais, e para imunossuprimidos que receberam a segunda dose há 28 dias ou mais. Saiba mais no site da prefeitura.
Hoje (20), às 15h30, pessoas que receberam a primeira dose da AstraZeneca até dia 09 de julho (mil vagas) e da Pfizer até dia 14 de julho (mil vagas) poderão agendar sua vacinação. Percebam que são dois públicos, hein!
Quem agendou com antecedência na segunda-feira (20), poderá se vacinar para a segunda dose da AstraZeneca na quarta-feira (22), na Igreja Batista em Jardim da Penha. A segunda dose da Pfizer será na quinta-feira (23), no mesmo local.
Os adolescentes que agendaram terão 6.100 vagas para se vacinar na terça (21) (Igreja Batista em Jardim da Penha e Manaim Vitória), quarta (22) (Manaim Vitória), quinta (23) (Unidade de Saúde de Santo Antônio e no Centro de Celebração de Jardim Camburi) e na sexta-feira (24) (Ginásio da UniSales, Manaim Vitória e unidade de Saúde de Santo Antônio).
A capital continua a aplicação da dose de reforço contra a Covid-19 em imunossuprimidos e idosos nesta terça-feira. Poderão receber a dose de reforço pessoas com 70 anos ou mais vacinados com a segunda dose até 21 de março, e pessoas de todas as idades com alto grau de imunossupressão, com esquema vacinal completo há pelo menos 28 dias.
Salvador inicia nesta terça-feira (21) aplicação da 3ª dose para pessoas com 60 anos ou mais que tomaram a 2ª dose até o dia 3 de abril. O nome dessas pessoas também precisa constar no site da SMS. Quem completou o esquema vacinal em casa, através do serviço do Vacina Express, não precisa fazer nova solicitação, uma vez que a administração da terceira dose acontecerá automaticamente.
Também haverá repescagem dos adolescentes com 13, 14, 15, 16 e 17 anos sem comorbidades e que estiverem com o nome na lista da SMS (Secretaria Municipal da Saúde).