Inauguração do Restaurante Comunitário em Arniqueiras
Concorra a prêmios: Nota Legal
Nota Legal: R$ 3 milhões em prêmios serão sorteados em 21 de dezembro pelo GDF
TSE e Anatel assinam acordo para combater fraudes feitas com IA
A cada dez brasileiros, oito estão endividados, mostra pesquisa
Aberto chamamento público para artistas participarem do Natal de Brasília
Nota Legal vai sortear 3 milhões em prêmios

BH anuncia vacina da covid-19 para adolescentes de 13 a 16 anos

Vacinação dos grupos convocados começa no dia 4

Vacinação dos grupos convocados começa no dia 4 Reprodução/RecordTV Minas

A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou nesta quarta-feira (29) a aplicação da terceira dose da vacina contra a covid-19 em pessoas com alto grau de imunossupressão acima de 18 anos e a imunização de adolescentes de 13 a 16 anos sem comorbidades.

Os imunossuprimidos precisam seguir critérios específicos (confira a lista abaixo). Os grupos começarão a ser atendidos na próxima semana. Enquanto isto, a capital mineira também vai atender as pessoas que estão com a segunda dose marcada para os próximos dias.

Confira o calendário de vacinação de BH dos próximos dias:

– Dia 29, quarta-feira: primeira dose para adolescentes de 17 anos, completos até 30 de setembro, e dose de reforço para idosos de 77 anos, cuja segunda dose tenha completado 6 meses ou que faltem até 15 dias para completar este prazo;

– Dia 30, quinta-feira: segunda dose de AstraZeneca para pessoas de 46 anos. Só poderão tomar a segunda dose no dia 30 as pessoas de 46 anos cuja data do cartão de vacina esteja marcada para até 7 de outubro. É necessário levar o cartão de vacina, o documento de identidade, CPF e comprovante de residência em Belo Horizonte;

– Dia 1º, sexta-feira: segunda dose de AstraZeneca para pessoas de 45 anos. Só poderão tomar a segunda dose no dia 1º as pessoas de 45 anos cuja data do cartão de vacina esteja marcada para até 8 de outubro. É necessário levar o cartão de vacina, o documento de identidade, CPF e comprovante de residência em Belo Horizonte;

– Dia 2, sábado: segunda dose de Pfizer para pessoas de 44 e 43 anos. Só poderão tomar a segunda dose no dia 2 as pessoas de 44 e 43 anos cuja data do cartão de vacina esteja marcada para até 9 de outubro;

– Dia 3, domingo: Não haverá vacinação;

– Dia 4, segunda-feira: primeira dose para adolescentes de 16 anos, completos até 31 de outubro

– Dia 5, terça-feira: primeira dose para adolescentes de 15 anos, completos até 31 de outubro;

– Dia 6, quarta-feira: segunda dose de Pfizer para pessoas de 42 anos. Só poderão tomar a segunda dose no dia 6 as pessoas de 42 anos cuja data do cartão de vacina esteja marcada para até 13 de outubro e dose de reforço para idosos de 76 anos, cuja segunda dose tenha completado 6 meses ou que faltem até 15 dias para completar este prazo;

– Dia 7, quinta-feira: dose adicional para pessoas de 70 anos ou mais com alto grau de imunossupressão, cuja segunda dose tenha completado 28 dias, e dose de reforço para idosos de 75 anos, cuja segunda dose tenha completado 6 meses ou que faltem até 15 dias para completar este prazo;

– Dia 8, sexta-feira: primeira dose para adolescentes de 14 anos, completos até 31 de outubro;

– Dia 9, sábado: dose adicional para pessoas de 69 a 50 anos com alto grau de imunossupressão, cuja segunda dose tenha completado 28 dias, e primeira dose para adolescentes de 13 anos, completos até 31 de outubro;

Veja também: Jovens de 18 anos tomam 2ª dose da vacina neste sábado (25)

Pessoas com alto grau de imunossupressão

Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, estão elegíveis para a vacinação os usuários nas condições abaixo:

– Imunodeficiência primária grave;

– Quimioterapia para câncer;

– Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras;

– Pessoas vivendo com HIV/Aids;

– Uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias;

– Uso de drogas modificadoras da resposta imune, como Metotrexato, Leflunomida, Micofenolato de mofetila, Azatiprina, Ciclofosfamida, Ciclosporina, Tacrolimus, 6-mercaptopurina, Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, Secukinumabe, ustekinumabe) Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadacitinibe).

– Auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;

– Pacientes em hemodiálise;

– Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

No momento da vacinação, as pessoas com alto grau de imunossupressão precisam seguir as seguintes orientações:

– Apresentar exames, receitas, relatório médico e/ou prescrição médica emitidos em até 12 meses antes da data da convocação para a dose adicional devendo conter o número do registro do respectivo conselho de classe, de forma legível;

– Apresentar documento de identificação com foto e CPF;

– Apresentar comprovante de residência em Belo Horizonte;

– Não ter recebido qualquer outra vacina nos últimos 14 dias;

– Não ter tido Covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias.

Além das orientações acima, é necessário que o público contemplado apresente um comprovante, podendo ser utilizado: laudos, declarações, prescrições médicas ou relatórios médicos com descritivo ou CID da doença ou condição de saúde (emitidos em até 12 meses antes da data do cadastro), assinado e carimbado, em versão original.

Veja: Vacinação de jovens em MG deve ser concluída em 3 semanas

Primeira dose

No momento da vacinação, para a aplicação da primeira dose, as pessoas precisam seguir as seguintes orientações:

– Ter 16, 15, 14  e 13 anos completos até 31 de outubro;

– Ser cidadão residente de Belo Horizonte;

– Apresentar documento de identificação com foto;

– Não ter recebido vacina contra a Covid-19;

– Não ter recebido qualquer outra vacina nos últimos 14 dias;

– Não ter tido Covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias.

Segunda dose

A população que vai receber a segunda dose do imunizante deve levar o cartão de vacina, documento de identidade e CPF. 

Idosos

A Prefeitura alerta que os idosos de 75 a 77 anos que tomaram a AstraZeneca ainda não devem comparecer aos locais de vacinação e devem aguardar o intervalo para tomar a dose de reforço.

Ainda segundo a PBH, a aplicação nos idosos acamados a serem vacinados nos próximos dias também será iniciada. Os usuários devem aguardar o contato das equipes da Secretaria Municipal de Saúde para o agendamento do horário ou procurar as unidades para a marcação.

Endereços

O horário de funcionamento dos locais de vacinação em dias úteis é das 8h às 17h para pontos fixos e extras, e das 8h às 16h30 para pontos de drive-thru. Já aos sábados, os postos fixos e extras funcionam das 7h30 às 14h, e os pontos drive-thru das 8h às 14h. Confira os endereços no site da PBH.

Há também quatro pontos de vacinação com horário noturno, que funcionam de segunda a sexta-feira. Confira os horários e endereços:

– UFMG Campus Saúde (Escola de Enfermagem): avenida Professor Alfredo Balena, 190 – Santa Efigênia – Funcionamento das 12h às 20h;

– Faculdade Pitágoras: rua dos Timbiras, 1.375 – Funcionários – Funcionamento das 8h às 20h;

– UNA-BH: rua Aimorés, 1.451 – Lourdes – Funcionamento das 8h às 20h;

– Faminas-BH: avenida Cristiano Machado, 12.001 – Vila Clóris – Funcionamento das 8h às 20h (Excepcionalmente dos dias 4 a 12 de outubro o ponto de vacinação da Faminas não estará em funcionamento).

*Estagiária do R7, sob supervisão de Pablo Nascimento

Compartilhe este conteúdo!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais de 600 milhões investidos no Sol Nascente