Patrocinado por uma empresa de Brasília, o trail runner (atleta de corrida em trilhas) Paulo Gomes, mais conhecido por Palomi, vai disputar mais um desafio em sua terra natal, o Piauí.
A competição agora é no Delta do Parnaíba, onde o esportista vai encarar o desafio em dois dias de provas: hoje (8) e 10 de dezembro, sendo a primeira de 14km em Ilha Grande, e a segunda, de 50km, na Ilha das Canárias.
Malas prontas, treinos em dia e muita disposição. O atleta de Trail Running (corrida em trilha) Paulo Gomes, conhecido como “Palomi”, já está contando as horas para o novo desafio. Dessa vez, o cenário será o Delta do Parnaíba, no Piauí, terra natal do competidor. Ele vai participar das provas nos dias 8 e 10 de dezembro, sendo que a primeira será de 14km em Ilha Grande e a segunda, de 50km, na Ilha das Canárias, que fica na divisa entre o Piauí e Maranhão.
As duas regiões são de difícil acesso, sendo que a maior parte do percurso será em áreas onde moram os nativos, ou seja, onde nenhum turista chegou antes.
Na bagagem, além dos equipamentos obrigatórios para o desafio, Palomi também está levando boas lembranças como motivação. Foi justamente no Piauí, em 2019, na cidade de Parnaíba, que ele participou pela primeira vez como atleta profissional de Trail Running. À época, a prova foi de 47km, com largada na Lagoa do Portinho, sendo 12km de trajeto em dunas, e o restante a beira-mar, chegando à cidade de Cajueiro da Praia, que é a divisa entre Piauí e Ceará. Na categoria por idade, de 20 a 29 anos, ele chegou em oitavo lugar, terminando o percurso em 9 horas. “Voltar a competir na minha terra natal, no lugar que marcou o início da minha trajetória, não tem preço. Dessa vez o coração está batendo mais forte. A emoção enche os olhos”, conta Palomi.
De lá pra cá, o corredor tem colecionado bons resultados. No dia 5 de novembro deste ano ele participou da prova KTR em Ilhabela, em São Paulo. Um percurso de 42km finalizado em 06 horas, 55 minutos e 56 segundos, onde Palomi ficou em 36° lugar na classificação geral, que contou com 800 inscritos, 27° na categoria masculina e em 8° na categoria de faixa etária de 30 a 39 anos masculino. Aplausos merecidos que só foram possíveis graças ao apoio de uma empresária que não se cansa de acreditar no potencial do rapaz. CEO da Qu4tro Comunicação e Assessoria Estratégica, empresa de Comunicação de Brasília, Claudia Marques conheceu Palomi em um evento no Piauí, onde ele trabalhava como garçom. Durante o bate-papo, a CEO, que é jornalista, reconheceu a dedicação do rapaz ao trail running e, também, as dificuldades para treinar e se manter em competições. Ela, então, decidiu patrocinar o corredor. “A Quatro Comunicação e Assessoria Estratégica tem muito orgulho de patrocinar um atleta que, a cada competição, tem se superado mais. O Palomi é um orgulho para a nossa agência de comunicação e, atletas como ele, que é garçom, não têm muito tempo para treinar”, ressalta ela que também patrocina competidores de outras modalidades esportivas.
Delta do Parnaíba será um grande desafio
A 4ª Edição do DESAFIO DELTA DO PARNAÍBA-ULTRA será realizada no formato multi-day-race, sendo composta de 3 dias de evento:
– Dia 08 de dezembro (quinta-feira): Prólogo – Ilha Grande, 14km. A etapa inicial do prólogo será realizada na Ilha Grande de Santa Isabel, com percurso caracterizado, sobretudo, por praias e dunas. As arenas de largada/chegada são acessíveis por meio de estradas, portanto, o acesso às Arenas será de responsabilidade do atleta. A largada prevista será às 16h45 com término às 19h45, em noite de lua cheia.
No Desafio Delta 2022, haverá medalhas (atletas que concluírem a prova dentro do tempo previsto) e troféus específicos (geral e categorias) para cada etapa, sendo elas: Ilha Grande e Ilha das Canárias. A premiação do prólogo, será no dia 09 de dezembro (sexta), no Porto das Barcas, em Parnaíba.
– Dia 09 de dezembro (sexta-feira): Porto dos Barcas, em Parnaíba. A sexta-feira do Desafio Delta será destinada ao recovery (massagens e reabilitação física), premiação da etapa do prólogo – Ilha Grande e briefing da etapa Ilha das Canárias, além de shows com atrações artísticas e culturais.
– Dia 10 de dezembro (sábado): Ilha das Canárias. A etapa Ilha das Canárias terá concentração dos atletas no Porto dos Tatus, no município de Ilha Grande, com premiação no Porto das Barcas, em Parnaíba, e contará com 3 percursos de prova que serão realizadas em período diurno. A etapa premiará com medalhas (atletas que concluírem a prova dentro do tempo previsto) e troféus específicos (geral e categorias).
E como a vida de atleta não para, mesmo focado na competição no Delta do Parnaíba, Palomi já se programa para outro Trail Running, também no Piauí. Será o “Desafio Serra dos Matões”, previsto para acontecer em abril de 2023. “Meu objetivo, agora, é ser o melhor na disputa no Delta do Paranaíba, mas eu não posso deixar de pensar sempre no futuro. Já tenho a meta de conseguir me superar ainda mais em 2023, na prova da Serra dos Matões”, explica Palomi.
PAULO GOMES (PALOMI)
Tem 30 anos e trabalha como garçom. Se tornou atleta de Trail Running há três anos. É patrocinado pela Qu4tro Comunicação e Assessoria Estratégica.