Drenar-GDF-300x250-GIF
GDF cria grupo de trabalho para modernizar sistemas de gestão de saúde
Fachin prorroga prazo para plano de proteção de indígenas isolados
Estudo encontra dez novas espécies de leguminosas
Prioridade a pessoas idosas será indicada pelo símbolo “60+”
Nova Lei amplia idade máxima de veículos de aplicativos para 10 anos

Atenção corredor: Dr. Fábio Gontijo pede cuidado dobrado a regiões do corpo com propensão ao câncer de pele

Lance

Lance Lance

Cuidado com os lábios, orelhas e pálpebras, é o que pede o dermatologista Dr. Fábio Gontijo aos adeptos de corridas, principalmente das maratonas. Embora frequentemente negligenciadas por atletas e demais praticantes de atividades físicas ao ar livre, essas regiões são propícias aos tipos de câncer mais agressivos à pele.

De acordo com o especialista, o ideal é evitar correr no período em que a radiação solar é mais intensa – entre 10h e 16h. No caso dos profissionais que não têm poder em relação ao horário das competições, é fundamental se proteger com os meios disponíveis no mercado.

“O uso do protetor solar é fundamental na maior parte do corpo, incluindo as orelhas, para diminuir o risco de câncer de pele ao longo do tempo. Para os lábios, existem hidratantes com filtro solar que fazem bem o papel de proteção na região”, indica o Dr. Fábio Gontijo.

A preservação das pálpebras deve ser feita, de preferência, por óculos com proteção ultravioleta, já que algumas pessoas podem não tolerar o protetor solar na região, causando alergia e irritação. Outra saída são os chapéus ou viseiras.

“É importante ficar atento aos óculos falsificados que prometem proteção e não têm. Caso não vá utilizar o óculos o tempo todo, as proteções como chapéu e viseira também ajudam nessa defesa”, atenta o dermatologista.

Outras dicas importantes listadas pelo Dr. Fábio Gontijo são: utilizar roupas com proteção UV cobrindo a pele, até mesmo camisa de mangas longas, se possível; beber bastante água; e autoverificação do corpo e visitas regulares ao dermatologista. (Iúri Totti)

Fonte: R7 – Esportes

Compartilhe este conteúdo!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *