Setor Marista ganha ecoponto, com tapume sustentável
Exercitar o cérebro pode evitar diversas doenças
Em fevereiro, juros médios dos bancos sobem para 44,2% ao ano
CLDF vai revitalizar Praça dos Eucaliptos com recursos próprios
Espetáculo Volver a Leticia faz curta temporada em Brasília antes de embarcar para festivais internacionais

Após Covid, visitas na Penitenciária Feminina do DF são suspensas

Penitenciária Feminina do DF (Colmeia)

Penitenciária Feminina do DF (Colmeia) Elza Fiuza/ABr

A Vara de Execuções Penais do Distrito Federal (VEP-DF) autorizou a suspensão de uma série de atividades, incluindo a visitação, na Penitenciária Feminina do DF (Comeia) por 14 dias, a partir desta quinta-feira (11). A decisão ocorreu depois que foram confirmados 11 casos de Covid-19 entre as detentas.

Na decisão que suspendeu as atividades, a juíza da VEP afirmou que a medida visa a evitar a propagação do vírus para outras detentas e profissionais do sistema. Foram interrompidas as seguintes atividades:

– visitação ao bloco III que estava programada para o dia 17 de setembro;
– aulas do Núcleo de Ensino – NUEN devido à contaminação de 3 alunas;
– saída das classificadas da FUNAP que laboram na fábrica do bloco III;
– saidão no período que compreende a data de 23/09/2021 a 28/09/2021;
– saidinha temporária dos dias 25/09/21 e 26/09/2021;
– atendimentos presenciais de advogados(as);
– condução para as audiências presenciais e/ou de videoconferência marcadas para o período.

Sobre a suspensão dos atendimentos jurídicos na modalidade presencial, a juíza afirmou que a lei prevê que “pessoas presas contaminadas não podem ser apresentadas para audiências, ainda que por videoconferência”. Por isso, a OAB/DF deve ser oficiada para que haja agendamento de atendimento jurídico virtual em caso de extrema necessidade.

“A VEP/DF informa que irá reconhecer a remição ficta para todas as presas que tiverem tido o trabalho e/ou estudo internos suspensos por força dessa decisão, que a saída e as saidinhas suspensas serão oportunamente remarcadas, e que a visitação presencial ora suspensa já foi redesignada para o próximo dia 7 de outubro”, informou a Vara de Execuções Penais.

Por nota, a Secretaria de Administração Penitenciária do DF (Seape/DF) informou que as 11 detentas que testaram positivo para coronavírus foram isoladas e permanecem em quarentena por 14 dias. O estado delas é considerado normal, segundo a pasta.

Casos de Covid-19

Desde o início da pandemia, já foram registrados 89 casos da doença no presídio feminino do DF. “Ressalte-se que a população carcerária da PFDF, assim como das demais unidades prisionais do DF, está completamente imunizada”, declarou a Seape.

A secretaria também disse que realizará desinfecção na unidade com apoio do Exército Brasileiro e que o mesmo ocorrerá em todo o sistema prisional do DF, como aconteceu no ano passado. Segundo a pasta, o processo de agendamento é conduzido pela Coordenação do Sistema Prisional (Cosip), da Seape.

Compartilhe este conteúdo!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *