Drenar-GDF-300x250-GIF
Programa oferece até R$ 21 mil de crédito para empreendedores negros
Governo lança programa para reduzir filas no sistema de saúde
UNE quer construir agenda com reivindicações ao governo federal
Anvisa fará webinar sobre novas regras de reprodução humana assistida
Mercado financeiro eleva projeção da inflação de 5,74% para 5,78%

Após 33 dias, BH conclui aplicação da 1ª dose em adolescentes

BH tem 160 mil moradores de 12 a 17 anos

BH tem 160 mil moradores de 12 a 17 anos Ronen Zvulun/Reuters – 24.01.2021

Belo Horizonte vai aplicar, neste sábado (9), a primeira dose da vacina contra a covid-19 nos jovens de 12 anos. Esta é a última faixa etária dos adolescentes prevista para receber o medicamento, conforme orientação do Ministério da Saúde.

Assim, a capital mineira terá concluído ao fim do dia o atendimento aos adolescentes, 33 dias após o começo da aplicação que foi iniciada com os jovens com comorbidades, no último dia 6 de setembro

A prefeitura estima que a cidade tenha aproximadamente 160 moradores com idades entre 12 e 17 anos. Paulo Roberto Lopes, diretor de promoção à Saúde e Vigilância Epidemiológica de Belo Horizonte, explica que os desafios vão mudar.

– Já convocamos todas as pessoas com mais de 12 anos para receber a primeira dose. Agora temos que focar em incentivar as pessoas a tomarem a segunda dentro do prazo se continuar a aplicação dos idosos com idade a partir de 60 anos, portadores de imunossupressão e profissionais da saúde.

Em Belo Horizonte a aplicação da segunda dose da Pfizer foi reduzida de três para dois meses. Com isto, Lopes calcula que até dezembro toda a população estará com as duas aplicações no braço e, em janeiro de 2022, deve ser concluída a terceira injeção do grupo previsto atualmente.

Capital em números

Belo Horizonte tem 2.521.564 habitantes, sendo 2.199.135 com 18 anos ou mais, conforme dados da prefeitura. Para levar a primeira dose aos adultos com mais de 18 anos foram necessários 228 dias.

Do total, 79,9% haviam tomado a primeira dose do imunizante até esta sexta-feira (8) e 54,6% a segunda dose ou vacina de aplicação única. Os números deste sábado ainda não foram contabilizados. Lopes avalia os dados.

– Tranquilo não estamos porque o nosso objetivo é sempre chegar aos 100%, mas estamos tentando conscientizar a população para buscarem a vacina. O importante é que de 80% a 85% da população receba as duas doses para que se alcance a imunização de rebanho.

Lopes ainda destaca que as pessoas que já foram convocadas, mas perderam a data devem procurar o posto de saúde mais próximo para se imunizar. Os moradores que precisam receber a segunda dose e que também perderam a convocação devem acessar o site da prefeitura, neste link, e conferir a lista de unidades com disponibilidade da vacina recebida na primeira aplicação.

Vacinação do dia

Neste sábado, a vacinação acontece das 7h30 às 14h nos postos fixos e das 8h às 14h nos drive-thrus. O atendimento será exclusivo para vacinas da Pfizer dos grupos convocados.

“Os postos fixos de repescagem para quem perdeu a data de convocação retomam a vacinação na segunda-feira, 11 de outubro”, destacou a prefeitura.

Veja quem pode ser vacinar neste sábado em BH:

– primeira dose para adolescentes de 12 anos, completos até 9 de outubro e acompanhados dos pais ou responsáveis legais;

– dose de reforço para pessoas de 69 a 50 anos com alto grau de imunossupressão, cuja segunda dose tenha completado 28 dias (a vacinação deste dia será exclusivamente para os grupos convocados)

Veja o calendário para os próximos dias:

Segunda-feira (11/10):

– segunda dose de AstraZeneca para pessoas de 40 e 39 anos cuja data do cartão de vacina esteja marcada para até 18 de outubro.

Terça-feira (12/10): feriado, não haverá vacinação.

Quarta-feira (13/10):

– dose de reforço para pessoas de 49 a 18 anos com alto grau de imunossupressão, cuja segunda dose tenha completado 28 dias;

– dose de reforço para idosos de 74 e 73 anos, cuja segunda dose tenha completado 6 meses ou que faltem até 15 dias para completar este prazo.

Quinta-feira (14/10):

– dose de reforço para idosos de 72, 71 e 70 anos, cuja segunda dose tenha completado 6 meses ou que faltem até 15 dias para completar este prazo.

Sexta-feira (15/10):

– dose de reforço para trabalhadores da saúde de 50 anos e mais, cuja segunda dose tenha completado 6 meses ou que faltem até 15 dias para completar este prazo.

Fonte: R7 – Saúde

Compartilhe este conteúdo!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *