Empresas lançam Movimento de Infraestrutura para impulsionar investimentos no país
Economia Vendas do comércio crescem 0,4% de setembro para outubro, diz IBGE
Sonho de Copa: filha usa camisa autografada do Brasil pentacampeão em 2002 para ajudar a mãe se reerguer
POPHAUS: O MAIOR PARQUE DE INFLÁVEIS DA AMÉRICA LATINA CHEGA A BRASÍLIA
Safra de grãos 2022/23 é estimada em 312,2 milhões de toneladas

Aplicativo Prox é usado por populações que vivem próxima à mineradoras

O Aplicativo Prox agora tem novas funcionalidades. Entre elas, dados sobre riscos envolvendo chuvas, descargas elétricas e queimadas. E, mesmo que o município não tenha barragem próxima, mas tenha algum ponto crítico para deslizamentos ou para inundação urbana, agora a Defesa Civil municipal pode cadastrar esses pontos e informar antecipadamente à população. 

É possível consultar ainda quais são as rotas de fuga durante uma eventual tragédia e quais os principais contatos de emergência das mineradoras e dos órgãos públicos.

A ferramenta também vem sendo utilizada no combate a notícias falsas, que costumam gerar instabilidade e medo entre os moradores das comunidades, sobretudo no período chuvoso.

Além de reunir informações de segurança de barragens ligadas à mineração e às usinas hidrelétricas, o Prox serve como canal de interação entre empresas, gestores municipais, bombeiros, profissionais da defesa civil e a população, inclusive para receber alertas em casos de rompimento, enchentes e incêndios.

As comunidades que vivem no entorno de barragens já podem ter conhecimento sobre 536 estruturas cadastradas, de 11 mineradoras diferentes. Entre elas, a Samarco e a Vale, empresas responsáveis pelas barragens que provocaram as tragédias nas cidades de Mariana e de Brumadinho, em Minas Gerais.

O Aplicativo Prox foi criado por meio de parceria entre a Cemig – que é a Companhia Energética de Minas Gerais – e o Instituto Brasileiro de Mineração, que representa as maiores mineradoras que atuam no país e pode ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais de aplicativos. 

Meio Ambiente São Luís (MA) 18/11/2022 – 12:59 Sâmia Mendes / Guilherme Strozi Madson Euler – Repórter da Rádio Nacional Aplicativo barragens Mineradoras Prox sexta-feira, 18 Novembro, 2022 – 12:59 110:00
Fonte: Agencia Brasil

Compartilhe este conteúdo!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *