Renovação na CLDF chega a 50% dos distritais e há um novo campeão de votos
BRB PRORROGA INSCRIÇÕES PARA CONCURSO PÚBLICO
Incerteza da Economia cai 4,9 pontos em setembro, aponta Ibre/FGV
O Prêmio CNT de Jornalismo 2022 já tem os seus 30 finalistas!
Bebê recebe o primeiro transplante parcial de coração do mundo

Anvisa aprova teste brasileiro para diagnóstico de Covid-19

Novo teste é mais sensível para detectar o novo coronavírus do que os exames rápidos

Novo teste é mais sensível para detectar o novo coronavírus do que os exames rápidos Portal Correio

O DOU (Diário Oficial da União) publicou nesta segunda-feira (4) o registro de um novo teste 100% brasileiro para a detecção da Covid-19. Desenvolvido por pesquisadores da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), o teste recebeu o aval da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Chamado de kit Elisa Covid-19 IgG, o teste é baseado no método Elisa – sigla em inglês de ensaio de imunoabsorção enzimática. Entre outras características, há o fato de ele ser mais sensível para detectar o novo coronavírus do que os exames rápidos, o que evita falsos negativos.

O novo teste é rápido e de baixo custo porque consegue detectar as variantes do novo coronavírus mais presentes no Brasil e no mundo: as brasileiras (P1, mais conhecida como a variante de Manaus, e P2), a B.1.1.7 (inglesa) e a B.1.351 (africana).

A pesquisa recebeu o apoio da RedeVírus, ligada ao MCTI (Ministério da Ciência Tecnologia e Informações), de cerca de R$ 10 milhões. O kit Elisa Covid-19 IgG tem também financiamento da Fapemig (Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais) e do INCT-V (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Vacinas) e foi integralmente desenvolvido pelo CT-Vacinas.

Segundo o MCTI, o escalonamento e a produção estão sendo realizados pela Bio-Manguinhos, da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), vinculada ao Ministério da Saúde.

 

Compartilhe este conteúdo!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.