Setor Marista ganha ecoponto, com tapume sustentável
Exercitar o cérebro pode evitar diversas doenças
Em fevereiro, juros médios dos bancos sobem para 44,2% ao ano
CLDF vai revitalizar Praça dos Eucaliptos com recursos próprios
Espetáculo Volver a Leticia faz curta temporada em Brasília antes de embarcar para festivais internacionais

30 de outubro: Dia do Balconista

Profissional deve ser atento, dedicado e paciente para atender de forma adequada os pacientes em suas diversas necessidades específicas

Profissional deve ser atento, dedicado e paciente para atender de forma adequada os pacientes em suas diversas necessidades específicas National Cancer Institute/Unsplash

Ser balconista é uma profissão que exige preparo e conhecimento. Não basta estar atrás do balcão e interpretar receitas dos consumidores; muitas vezes, o papel do balconista de farmácia envolve a orientação ao público de maneira eficiente e segura e, assim, se estabelece uma relação de confiabilidade e segurança para os pacientes em tratamento.

Por esses motivos e também pela motivação de reconhecimento da classe, o dia 30 de outubro foi estabelecido como uma data que homenageia esses profissionais tão importantes no dia a dia da farmácia. É com eles o primeiro contato dos clientes, o que significa que sua postura e apresentação devem estar alinhadas à cultura organizacional que representam.

Profissional multitarefas
Gentileza, empatia, paciência e boa educação são características fundamentais para se tornar um excelente balconista de farmácia. Afinal, quem procura pelos serviços de uma drogaria é porque tem necessidade de um atendimento específico para si ou para um familiar. O que atribui dupla responsabilidade ao atendente: por um lado, fornecer o medicamento que está sendo solicitado e, por outro, atentar para fazê-lo de forma correta para garantir o correto atendimento à saúde do cliente/paciente.

Entre as principais atividades, além do trato direto com o público, estão o acompanhamento do estoque, arrumação das vitrines, verificação de preços e prazos de validade dos medicamentos, controle de entrada e saída de produtos, entre outras de acordo com o tamanho da drogaria e quantidade de funcionários disponíveis para as funções. Também faz parte do dia a dia do balconista avaliar nas receitas se há possibilidade de troca ou substituição na falta de um medicamento. E conhecer muito bem as opções de genéricos disponíveis, com o objetivo de fazer a melhor oferta aos seus clientes.

A Neo Química deseja um feliz dia do balconista a estes profissionais fundamentais na missão de facilitar o acesso à saúde aos brasileiros.

Neo Química. Sua saúde é nossa vocação

Referências consultadas:
Promoview. [Internet]. A difícil arte de ser balconista. 30 de outubro de 2018. Acesso em 11/10/2021.
Portal São Francisco. [Internet]. Dia do Balconista. Balconista: o elo entre a farmácia e o cliente. Acesso em 11/10/2021.
Neo Química. Portal Neo Pharma. [Internet]. O profissional de farmácia e a sociedade. Acesso: 11/10/2021.

Fonte: R7 – Saúde

Compartilhe este conteúdo!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *